top of page

VINHOS DE PORTUGAL - ACADEMIA DE VINHOS PORTUGUESES



Quem acompanha a @cozinhadalivia nas redes sociais viu que ontem eu, Lívia estava em uma aula e degustação de vinhos portugueses.


Nós degustamos 13 rótulos das principais regiões de Portugal entre tintos, brancos, verdes e também Moscatel, que é conhecido por ser um vinho doce.

TRIO DE VINHOS: VERDE; BRANCO E TINTO


Abaixo vocês podem conferir todo o conteúdo compilado da aula incrível ministrada pelo meu professor Maurício Roloff - que é diretor da ABS - Associação Brasileira de Sommeliers, aqui em Porto Alegre. E além disso, com pedidos da Nicole, da Carine, Maria elisabete e da Amanda: minhas seguidoras assíduas eu vim compartilhar o conteúdo com vocês! Agradeçam a elas, não a mim!


Sim, faço questão de nomeá-las pois elas comentaram nessa foto pedindo o conteúdo e por elas que eu vim escrever! Para mim só vale a pena compartilhar um post como esse, com conteúdo denso e cheio de dicas quando vocês realmente demonstram interesse! Afinal eu tenho que fazer um compilado daquilo que é realmente interessante, editar as fotos, escolher e transformar em um post incrível cheio de informações com relevância! Geralmente levo um turno para conseguir chegar no resultado final! E como as meninas não me decepcionaram, esse post é dedicado para cada uma delas! Portanto não deixem de comentar quando vocês quiserem realmente um conteúdo, é importante para mim, que me dedico a entregar o melhor para vocês! s2


Bom, chega de papo, abaixo vocês conferem os principais rótulos, que degustamos das principais regiões de portugal. Para começar é importante entender o papel de Portugal no mundo dos vinhos!

VINHOS DEGUSTADOS PELA ACADEMIA DE VINHOS DE PORTUGAL


Para começar segundo dados da OIV - Organização Internacional do Vinho, Portugal é o 9o país que mais exporta vinho no mundo! Além disso é:


  • 11o maior produtor de vinho no mundo

  • Possui 2,5% da fatia do mercado global.

  • É também um dos países que mais exporta vinhos para o Brasil.


Nós brasileiros cada vez mais estamos consumindo vinhos portugueses. Hoje ocupamos o segundo lugar na exportação conforme os dados da OIV. Portugal realmente percebe o Brasil como um mercado potencial cada vez maior.



Em Portugal há muita diversidade na produção de uvas autóctones, ou seja uvas que são locais! Portugal depois da Itália é o local que mais possui uvas que são originárias do seu país (autóctones), entretanto na Itália, embora tenhamos muitas uvas originárias do país italiano, a maioria delas não serve para o uso e produção de vinhos, pois para produzir vinhos a partir de uvas autóctones é necessário conhecer bem as uvas e além disso, investir em tecnologia de ponta e pesquisa. Algo que Portugal faz muito e muito bem!


Entretanto, essa diversidade de uvas tipicamente portuguesas, pode ser algo que às vezes afasta o consumidor final de consumir, experimentar o vinho português, uma vez que a diversidade e os nomes portugueses das uvas, não são tão conhecidas como as uvas internacionais como por exemplo: Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrrah entre outras.


Mas por isso, eu vim através desse post esclarecer para vocês um pouco mais sobre as regiões, uvas nacionais portuguesas e falar sobre a degustação de ontem, divulgando a minha nota em relação a cada vinho (numa escala de 0 a 5), o preço das garrafas, características dos vinhos e o mais importante pra quem segue a Cozinha da Lívia: Dicas de harmonizações conforme prometido e indicações de receitas!


Para o post não ficar muito longo, porque temos muito assunto e muito conteúdo clique aqui para saber mais sobre as regiões portuguesas.



E para saber mais sobre as uvas portuguesas clique aqui. Pois, a partir de agora, eu irei focar o post nas degustações da aula de ontem que ocorreu no hotel SHERATON em Porto Alegre!

Os olhos não enganam né? Brincadeiras a parte, degustamos 13 rótulos e ainda tivemos uma prova final para obter o certificado!


Abaixo vocês conferem a lista dos vinhos degustados com uma ficha descrevendo a região do vinho, o produtor, características, sugestão de harmonização, preço e onde encontrar!


E para facilitar atribui uma nota embaixo já de cada vinho para vocês saberem a minha opinião! Considerem 5 como uma nota máxima!


Os vinhos degustados foram:


1. AVELEDA LOUREIRO & ALVARINHO. Ano 2019, Vinho Verde

Nota: 3.8


Ano: 2019

Vinho: Verde

Produtor: Aveleda

Região: Minho - Vinho Verde

Valor: Aproximadamente 60,00 no Brasil e 5 euros em Portugal.

Onde comprar: Americanas

Características: É um vinho super leve, refrescante para aqueles dias de verão em frente à piscina, ou na praia. Não necessariamente é um vinho para harmonizar. Ele é bem tranquilo para degustar entre amigos e aproveitar o momento!

Sugestão Harmonizacão: Agora, caso você queira harmonizar, minha sugestão é que você faça algum prato mais leve como: Saladas que contenham frescor, frutos do mar, ou um prato com um peixe branco grelhado. A receita indicada é essa salada de camarão que irá harmonizar perfeitamente. Clique aqui para ver a receita.


2. SOALHEIRO ALVARINHO. ANO 2019. Vinho Verde

Nota: 4.0


Ano: 2019

Vinho: Verde

Produtor: SOALHEIRO

Região: Minho - Vinho Verde

Valor: aproximadamente R$280,00. Em Portugal custo de 9 euros! Quem for de Portugal, por favor adquira! Vale a pena. Quem for viajar à Portugal a dica é trazer um pra ti e um pra mim! Hehehe

Onde comprar: Através da importadora Mistral

Características: Vinho verde um pouco mais encorpado do que o anterior. Aromas de frutas tropicais, com notas adocicadas de baunilha e notas florais que trazem frescor. Minha dica seria fazer uma harmonização quando for degustar esse vinho, pois apenas degustar sem comer pode ficar um tanto quanto pesado por ser um vinho verde mais encorpado do que o anterior.

Sugestão de Harmonização: Poke que fiz na live cooking show com a Maria eduarda! Clica aqui para saber mais



3. MAR DE LISBOA. Ano 2016

Nota: 2.6


Ano: 2016

Vinho: Tinto

Produtor: Quinta de Chocapalha

Região: Lisboa

Valor: 150,00

Onde comprar: Adega Alentejana

Características: No nariz frutas vermelhas, um pouco de madeira. Não foi o meu favorito. Podem perceber pela minha nota.

Sugestão de Harmonização: Carnes vermelhas.


4. RÉGIA COLHEITA RESERVA. Ano 2018 BRANCO

Nota: 4.1


Ano: 2014

Vinho: Branco

Produtor: Carmin

Região: Bairrada

Valor: 90,00

Onde comprar: Trazido pela importadora Porto a Porto.

Características: É um vinho branco de corpo médio que traz uma untosidade na boca por conta da uva ANTÃO VAZ, é um corte de duas uvas (mistura antão vaz com a uva arinto - que é responsável por trazer a acidez para o vinho). Tem um aroma de chá, que lembra um poello (erva aromática) e um toque de notas lácteas. Gostei muito desse vinho ontem na degustação.

Sugestão de Harmonização: Massa com camarão, abobrinha, aspargos e tomate cereja. Uma carne de porco suculenta.


5. MARQUÊS DE MARIALVA BAGA RESERVA. Ano 2014 Tinto

Nota: 3.9


Ano: 2014

Vinho: Tinto

Produtor: Adega de Cantanhede

Região: Alentejo

Valor: Valor aproximado 90,00 a 100,00

Onde comprar: Porto a Porto é a distribuidora que importa, ou pela Meu vinho

Características: Notas de frutas vermelhas e adocicadas como tâmaras secas.

Sugestão de Harmonização: Ensopados portugueses podem ser uma ótima pedida!



AVALIAÇÃO VISUAL: INCLINAMOS O VINHO PARA OBSERVAR A COR, LIMPIDEZ E SE HÁ IMPUREZAS.


6) MONTE VELHO 2019 ALENTEJO

Nota: 3.7


Ano: 2019

Vinho: Tinto

Produtor: Esporão

Região: Alentejo

Valor: 90,00

Onde comprar: Americanas.

Características: Vinho com aroma bem limpo, nítido, frutado, alcóolico, corpo médio.

Sugestões de Harmonização: O Filé de alcatra a milanesa que você encontra a receita clicando aqui.


7) EA RESERVA . ANO 2016

Nota: 4.65


Ano: 2016

Vinho: Tinto

Produtor: Cartuxa

Região: Alentejo

Valor: 140,00

Onde comprar: Quem importa Adega Alentejana

Características: Um dos meus favoritos de ontem. Em termos de custo benefício é o vinho que parece muito mais caro do que é e vale o investimento, na minha opinião. O vinho traz aroma de chocolate, violeta, e café! Na boca é potente

Sugestão de Harmonização: Medalhões de filé com molho de chocolate!


8) CABRIZ RESERVA Ano 2016 DÃO

Nota: 3.8


Ano: 2016

Vinho: Tinto

Produtor: Global Wines

Região: Dão e Lafões

Valor: 120,00

Onde comprar: Quem importa é ViniBrasil

Características: Boa acidez, corpo médio, tanino macios e sedosos em boca. No nariz frutas vermelhas, especiarias e notas terrosos como cogumelos.

Sugestões de Harmonização: O conchiglione que eu fiz ao molho de cogumelos com a @yummy na Live Cookng Show, clica aqui para assistir.



9) CONDE VIMIOSO 2017

Nota: 3.8


Ano: 2017

Vinho: Tinto

Produtor: Falua

Região: Tejo

Valor: R$ 120,00

Onde comprar: Enoteca Decanter

Características: Bastante fruta. Baixa acidez. Corpo médio. É um vinho que não necessariamente precisa harmonizar. É um vinho para abrir, curtir e relaxar uma noite despretensiosa. Até mesmo para pedir uma tele entrega de pizza.

Sugestões de Harmonização: Se você quiser harmonizar, como ele possui bastante fruta, de repente um risoto de iscas de filé, ou uma massa com molho vermelho caíra super bem. Aqui vocês tem a receita de um dos meus molhos favoritos!


10) FLOR DAS TECEDEIRAS 2017

Nota: 3.7


Ano: 2017

Vinho: Tinto

Produtor: Lima Smith

Região: Porto e Douro

Valor: 171,00

Onde comprar: WineBrands é quem traz.

Características: É um vinho que traz no nariz aromas de tabaco, fumaça e até mesmo madeira, mesmo sem passar por madeira!

Sugestões de Harmonização: Sugestão de harmonização, risoto de cogumelos!



11. CASA FEIRRERINHA VINHA GRANDE 2018

Nota: 4.4


Ano: 2018

Vinho: Tinto

Produtor: Casa Ferreirinha

Região: Porto e douro

Valor: 218,00

Onde comprar: Americanas

Características: Complexo. Vinho de guarda. Degustamos o ano 2018 e estava excelente, mas se você quiser fazer o teste e deixar guardado é um vinho que aguenta bem uns 10 anos de guarda. Tem notas aromáticas de defumação, fruta negra, como amora, ameixa. Acidez equilibrada, textura dos taninos macios e sedosos.

Sugestões de Harmonização: Cordeiro que eu fiz na live cooking show com meu amigo enófilo Michael! Ou braseado que é uma cocção mais lenta da proteína. Pode ser um braseado de carne bovina ou ovina.


12. QUINTA DA GAIOVSA 2015

Nota: 4.6


Ano: 2015

Vinho: Tinto

Produtor: Alves de Sousa

Região: Porto e Douro

Valor: R$ 530,00

Onde comprar: Zahil é quem importa

Características: É um vinho complexo. Tem corpo, tem acidez e tem peso. Traz no nariz aromas frutados e também uma menta. Tem complexidade de frutas. Acidez que te faz querer o próximo gole. Esse vinho apenas temos quando há safras excepcionais considerada pelos produtores.

Sugestões de Harmonização: Carnes de caça. Cordeiro. Ou um coq au vain que é um prato típico frances de carne de ave ao molho de vinho tinto. Se você quer fazer uma harmonizacao cultural, um arroz de pato tipicamente portugues vai ficar maravilhoso.


13. ALAMBRE MOSCATEL DE SETUBAL 2015

Nota: 4.0


Ano: 2015

Vinho: Moscatel - Doce

Produtor: José Maria da Fonseca

Região: Setubal

Valor: R$ 164,00

Onde comprar: Americanas

Características: Vinho doce da península de Setúbal. Foi o último vinho da degustação e definitivamente fechamos com chave de ouro.

Sugestões de Harmonização: Queijos azuis se você gosta de fechar um jantar com queijo. Ou uma sobremesa que haja uma flor de sal, um caramelo salgado ou até mesmo o pudim com a calda para fazer contraste ao dulçor do vinho e do pudim!


UFA! FIM! Já até brilhei os olhos de novo falando e escrevendo sobre cada um dos vinhos!


Eu espero que vocês tenham gostado das fichas de cada um deles e da sugestão das harmonizações, que definitivamente é a parte que eu mais amo na vida!



Me contem se vocês adquirirem algum desses, e se precisarem de alguma ajuda na harmonização! Um beijo enorme para quem chegou até aqui!


SAÚDE!


Saúde!

Kommentare


LOGO REFERENICA ORIGINAL RGB.png

CNPJ nº 30663304/0001-08
Porto Alegre/BR - Lisboa/PT
Contato: +55.51.999993355

cozinhadaliviag@gmail.com

Receba nosso conteúdo

Muito obrigado por se cadastrar na nossa página.

©2024 por Cozinha da Lívia.

bottom of page