
Percebes: O Segredo do Mar Português que Você Precisa Conhecer
- Cozinha da Lívia
- 4 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Recentemente, estive em uma das marisqueiras mais tradicionais de Lisboa, o Eduardo das Conquilhas, que desde 1960 vem deliciando os amantes de frutos do mar. Localizado no caminho de quem segue a Cascais, o restaurante fundado por Eduardo, que infelizmente falecera há alguns meses, é referencia quando o assunto é marisco fresco e de qualidade claro!

Percebes: Marisco Português
Compartilhei uma foto (acima) e um vídeo (abaixo) no meu Instagram, perguntando se vocês sabiam o que era a iguaria curiosa na foto e no vídeo postado nos meus stories. Muitos de vocês, meus leitores, especialmente os que não são de Portugal, ficaram intrigados!
Vídeo: Degustando o Percebes!
Pois bem, hoje vamos desvendar esse mistério e falar mais sobre o marisco português conhecido como percebes.
O Que São Percebes?
Percebes são crustáceos que crescem em rochas nas zonas intertidais do Oceano Atlântico, especialmente nas costas de Portugal e da Galícia, na Espanha. Eles têm uma aparência bastante única, com uma base carnosa chamada pedúnculo, coberta por uma espécie de "unha" dura.
Essa aparência exótica faz com que os percebes pareçam um pouco como criaturas alienígenas, ou como alguns de vocês mencionaram, uma "pata de dragão" em miniatura. Mas, não se deixe enganar pela aparência — porque uma vez que você aprende a saboreá-los, eles são uma verdadeira delícia! 😊
Difícil de Capturar
Parte do fascínio dos percebes vem da sua colheita, que é um verdadeiro desafio e por esse motivo, muitas vezes o preço para degustá-los é alto! Os percebes crescem em áreas onde as ondas do mar batem com força nas rochas, e os marisqueiros que os coletam precisam ser extremamente habilidosos e corajosos. É uma atividade perigosa, o que contribui para o valor desses mariscos.
Como Saborear Percebes?
A maneira tradicional de comer percebes é simples: basta cozinhá-los rapidamente em água do mar (ou água com sal) para preservar o seu sabor natural. Uma dica importante: ao comer percebes, tenha cuidado ao retirar a "unha" para não se sujar — é uma parte divertida e um pouco desafiadora da experiência! O sabor é delicado, com um toque de mar, lembrando um pouco o gosto das ostras, mas com uma textura única.
Na minha opinião lembra a textura e um pouco do sabor do polvo, com o salgado das ostras!
Com o que Harmonizar os Percebes?
Como os percebes têm essa característica salgada, eu particularmente recomendo harmonizá-los com vinhos que também apresentam salinidade, ou seja, vinhos com perfil mineral.
Nesse sentido, o Chablis, da região da Borgonha, é uma ótima opção. Ou, se você quiser seguir a harmonização cultural com um toque português, eu recomendo o vinho vulcânico da Ilha do Pico, nos Açores.
E para uma terceira opção, os vinhos verdes da região dos Vinhos Verdes em Portugal ou de Rías Baixas na Espanha também são excelentes escolhas.
Curiosidades Sobre Percebes
Superalimento do Mar: Além de deliciosos, percebes são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, tornando-se uma opção nutritiva.
Sazonalidade e Sustentabilidade: A colheita dos percebes é sazonal e controlada para garantir a sustentabilidade. Portanto, se você tiver a oportunidade de experimentá-los, saiba que está desfrutando de um produto que é tratado com muito cuidado e respeito pela natureza.
Celebridades Marinhas: Em algumas partes da Espanha, os percebes são tão valorizados que são considerados uma iguaria de luxo, sendo frequentemente servidos em ocasiões especiais.
Experimente e Compartilhe!
Se você estiver em Portugal ou em algum lugar que ofereça percebes, não perca a chance de experimentar essa iguaria única.
E, claro, quero saber o que acharam. Se provarem, compartilhem suas experiências comigo no Instagram, marcando @liviadguimaraes.
Comments