LIVE COOKING SHOW - SISTERS IN THE KITCHEN!
- Cozinha da Lívia
- 30 de jul. de 2020
- 6 min de leitura
Quem assistiu a live de ontem viu a primeira receita que eu Lívia aprendi quando comecei a cozinhar em 2015!
É isso mesmo! O strogonoff da Laura, minha irmã, foi a primeira receita que eu ligeiramente quis aprender quando morei fora.
A Laura, por coincidência também. Uma das primeiras receitas que aprendeu foi o strogonoff quando casou e saiu de casa. Mas você, ao contrário de nós duas não vai precisar sair de casa para aprender a cozinhar né? Então ""bora já pra cozinha colocar em prática essa receita deliciosa!

Não sei vocês, mas strogonoff para mim tem muita memória afetiva. Sabe por quê? Primeiramente porque era uma receita que eu nunca podia comer em casa, eu só comia na casa da minha tia e do meu primo, porque meu pai não gosta de strogonoff porque a receita leva creme de leite! (#boringgg), brinks te amo pai kkkk
Depois que eu cresci, com a vida mais corrida, eu pouco fui almoçar na casa da minha tia. Como a Laura sempre morou fora, eu não tinha a oportunidade de poder comer SEMPRE o strogonoff dela, que diga-se de passagem é delicioso!! E eu naquela época, ainda não cozinhava, não sabia fazer nada na cozinha, vocês já sabem disso né? E essa receita ficou armazenada na minha memória e comida afetiva de quando eu era criança.
Foi então que ao ir morar sozinha em Lisboa, (2015), quando me dei conta de que eu ia ter que aprender a cozinhar, caso contrário passaria fome, liguei imediatamente para a Laura, que na época morava nos Emirados Árabes. Assim que eu cheguei em Portugal, fizemos uma ligação de vídeo e eu fiz ela me ensinar o passo a passo dessa receita, sem segredos nenhum! Assim como ensinamos para vocês ontem, bem detalhadamente!
E foi então que o strogonoff virou a receita queridinha do meu intercâmbio e dos meus colegas de casa! Eles, que quando sabiam que eu ia fazer strogonoff, se juntavam na cozinha para jantar comigo e com a Luciana, minha outra colega brasileira que foi morar junto comigo em Lisboa.
Então, como eu sempre gosto de falar: Se eu Lívia, aprendi a fazer a minha comida de infância, eu que até então nunca tinha feito NADA, você também pode!! É só clicar aqui, caso você tenha perdido a Live Cooking Show de ontem e assistir toda a receita!
E aqui você encontra a lista de insumos!
Vamos então as principais dicas que passamos para todos vocês? Como vocês já sabem, toda quinta feira pós LIVE COOKING SHOW tem o resumo da receita aqui no nosso site!
Então confere:
A primeira instrução vocês já sabem né?
* Vamos deixar o Mise en Place pronto. Presta atenção então:

As tiras de filé ou alcatra já devem estar limpas, cortadas em tiras finas, os cogumelos já devem estar picados e higienizados (LEMBRE-SE COGUMELO NÃO SE LAVA!) A gente passa apenas um pano úmido, ou papel toalha e esfrega bem!)
O alho, cebola ou alho poró bem picados também.
Os tomates picados sem semente e sem pele, expliquei uma dica nos stories da Cozinha da Lívia como agilizar!
1) Separar o extrato (preferencialmente orgânico), mostarda, ketchup caseiro (a receita está logo mais abaixo), conhaque (que pode ser outra bebida alcoólica, preferencialmente destilada) e o creme de leite (FRESCO), esquece o de caixinha!
2) Feito isso é só pré aquecer a panela, lembrar de tirar a carne da geladeira 30 minutos antes e a dica principal que eu lembro como se fosse hoje da Laura me passando é:
* O segredo é fritar e selar a carne em partes! EU JURO que isso faz toda a diferença nas receitas que levam iscas de carne! Pois a carne não ira cozinhar e soltar água, ela irá selar, fritar e ficará muito suculenta!! Quem assistiu a live viu o processo. É a parte mais demorada da receita, mas é a que vai te garantir SABOR & TEXTURA!
Você irá temperar a carne a cada leva quando ela começar a soltar a água, ela vai secar absorvendo TODO o tempero!
3) Depois de fritar todas as levas de carne, você irá voltar com ela toda para a panela e irá fritar junto o alho poró ou cebola, caso esteja usando cebola, e em seguida o alho (esse muito breve porque queima rápido demais).
4) Em seguida, quando a carne já estiver com aquela aparência bem ferrugem, vamos adicionar o tomate picado e quem assistiu a live viu o segredo 2 da receita né?! Como o tomate entra gelado na panela, a dica é separar toda a carne para um lado da panela e o tomate acrescentar do outro lado! NÃO MISTURAR, porque se não o tomate vai esbranquiçar a carne! Deixar ele dissolver bem!
5) Depois que o tomate dissolver bem, fazer um "buraco no meio" acrescentar o extrato de tomate e mexer bem para tirar a acidez!
6) Depois adicionar o ketchup, a mostarda e mexer bem.
* Prove quantas vezes for necessário para ajustar o tempero.
7) Adicione o conhaque em fogo alto e deixe o álcool evaporar. O ideal é flambar a carne, mas se você não possui ainda tantas habilidades e prática na cozinha, deixe isso para outra hora!
8) Por fim regue com o creme de leite fresco (muito importante que seja fresco) e deixe cozinhar por 15 minutos mais até engrossar.
* Creme de leite fresco não tem perigo de talhar. Ao contrário dos cremes de leites de caixinha! Além de ser muito mais saboroso né?
9) Sirva com um arroz branco, ou integral, da sua preferência e se quiser adicione batata palha! Eu prefiro adicionar a palha de batata doce que eu fiz, vocês viram na live né?!
Agora vamos a receita do ketchup caseiro que eu usei no preparo!
KETCHUP CASEIRO:
o meu é inspirado na minha musa da cozinha, Rita lobo!
Ingredientes
1 kg de tomates maduros
2 latas de tomate pelado em cubos (com o líquido)
1 talo de salsão
1/2 Alho poró
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
3 colheres (chá) de sal
½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto
Modo de preparo
Leve uma panela cheia de água (cerca de metade do volume) ao fogo alto. Enquanto isso, lave os tomates. Com uma faca, corte um x na base de cada tomate, assim como ensinei na live! Prepare uma tigela com água e gelo para cessar o cozimento! Quando a água na panela começar a ferver, coloque os tomates e deixe cozinhar até que a pele comece a se soltar. É muito rápido! Com uma escumadeira, retire e transfira os tomates para a tigela com gelo - o choque térmico faz com que a pele se desprenda mais facilmente. A partir do corte em x, puxe a pele e descarte.
Numa tábua, divida os tomates ao meio, descarte as sementes e corte em cubinhos. Descasque e pique bem o alho poró e o alho! Lave e fatie o talo do salsão e descarte as folhas (você pode usar em caldos).
Leve a panela ao fogo médio. Quando aquecer, coloque o azeite e refogue bem o alho poró . Junte o alho e o salsão e refogue por mais 1 minuto. Misture as sementes de erva-doce, o gengibre em pó, e o cravo-da-índia em pó. Acione o sal e a pimenta-do-reino.
Adicione os tomates picados e o enlatado com o líquido. Regue com a água e misture. Quando ferver, deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos até reduzir à metade. Desligue o fogo e transfira o molho para o liquidificador. Bata até ficar liso.
Volte o molho para a panela, junte o açúcar e o vinagre e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar - lembre que, quando esfriar, o molho vai engrossar mais.
Transfira para vidros esterilizados com fechamento hermético e deixe esfriar em temperatura ambiente. Quando estiver frio, tampe e mantenha na geladeira por até 3 semanas.
No frezeer a duração sobre para 3 meses!
E agora você confere a receita da palha de batata doce crocante que a Laura fez para acompanhar!

Ingredientes:
Batatas doces pré cozidas
Sal rosa e pimenta preta
Azeite de Oliva
Ervas aromáticas a gosto (alecrim, sálvia)
Modo de fazer:
Segredos:
Pré Cozinhar por 15 minutos na água
Secar bem, esperar esfriar, descascar e ralar ela no ralador grosso ou médio
Secar bem com papel toalha ou um pano de prato limpo, e levar ao forno pré aquecido a 200 graus
Temperar bem com azeite de oliva, sal pimenta e outras ervas e levar ao forno.
Segredos II:
Olhar de tempos em tempos o forno e mexer as batatas do meio, para as batatas das pontas. Pois normalmente as que estão na borda, ficam mais crocantes.
Deixar esfriar, pois assim que irão ficar crocantes!
E se você é intolerante a lactose, ou quer fazer um strogonoff vegano de cogumelos e creme de leite, presta atenção na dica do creme de leite veggie e cremoso:
Ingredientes:
* 2 inhames descasados e picados
Modo de preparo:
1. Cozinhar o inhame até o garfo entrar nele.
2. Levar ao liquidificador com um pouco só da água do cozimento.
3. O inhame possui uma substância quimica que o deixa mais cremoso! Então ela dá a textura semelhante ao creme de leite!
4. Adicione ele na receita sem medo no mesmo momento que se adcionaria o creme de leite normal.
5. Quer uma dica ainda? Tempere bem esse creme com sal pimenta e outros temperos como orégano!
Viu só, não tem erro né? Então vamos JÁ colocar em prática essa delicia!
E ah! Antes que eu me esqueça, o custo da receita ficou em torno de
R$ 150,00 LEMBRANDO QUE SERVE MUITO BEM 4 PESSOAS!
Aqui usamos filé, mas você pode usar alcatra e ou file de frango que fica bem mais acessível!

Quem fizer, marca o @cozinhadalivia, queremos ver colocar em prática!
Comments